sábado, março 20

IGUALDADES


Todos os dias convivemos com pessoas muito diferentes de nós mesmos. Algumas são mais velhas, outras mais novas. Existem pessoas mais ricas e mais pobres, pessoas de raças diferentes (negros, mestiços, índios, orientais, brancos), de crenças diferentes (católicos, judeus, muçulmanos, budistas, etc.). Tem gente cabeluda e gente careca, alta e baixa, gorda e magra, de olhos claros e escuros, de nariz grande e pequeno. É gente de todo tipo!
Porque ninguém é igual a ninguém, ainda bem. E, principalmente, porque a gente tem muito a aprender com quem é diferente da gente. As crianças aprendem com a babá, que não tem formação universitária, mas sabe inventar brincadeiras e conta histórias como ninguém; com o colega de outra religião, outro país, outra condição social...
Somos muito diferentes sendo absolutamente IGUAIS... Nosso único ponto de partida deve ser o RESPEITO por quem está ao nosso lado, pelo outro, aquele que de alguma forma se espelha em nós, e vice e versa...
Acho no mínimo obrigatório que não vejamos nosso “outro” com algum tipo de distinção, fomos educados para não agirmos de maneira preconceituosa em nenhuma circunstancia, mas por que?... Essa é a pergunta que não nos foi respondida, porque a partir do momento em que nos falam do PRECONCEITO, já aprendemos a agir dessa forma. Só temos que lembrar que para alguns acontecimentos na vida não há escolha de raça, classe social,religião, etc... todos estamos fadados a morrer, a sentir dor, a sofrer, assim como nascer ricos ou pobres. Elogie, ajude, colabore, respeite as Diferenças!!!
Diante de tantas coisas que vejo, não sei o que dizer para tantos problemas invisíveis, o difícil é desvendar os mistérios que tentam se encaixar em minha cabeca.
De quem é a culpa? Não tenho resposta para algumas perguntas, mas a resposta pode estar em mim mesma, ou em você!?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário